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CONSULTORIA DE IMPLANTAÇÃO DA RESOLUÇÃO NORMATIVA – RN 440/2018

Esta consultoria permite reorganizar a porta de entrada do sistema de saúde com base na Atenção Primária à Saúde (APS), com ênfase à mudança do modelo, adequação do modelo remuneratório e adoção de práticas e incentivos alinhados à qualidade.

Contextualização
O cenário que se apresenta à saúde no Século XXI vem marcado pela alta sinistralidade e forte ameaça à sustentabilidade das Operadoras de Plano de Saúde, sendo que em diferentes países a atenção primária foi adotada como elemento central de um novo modelo capaz de reorganizar desde a porta de entrada e melhorar os processos de articulação da rede, reduzindo a fragmentação, a partir da definição de um melhor percurso assistencial ao beneficiário, com base numa lógica de cuidado integral e coordenado.
Foco do Projeto
Reorganizar a porta de entrada do sistema de saúde com base na APS, com ênfase à mudança do modelo, adequação do modelo remuneratório e adoção de práticas e incentivos alinhados à qualidade. Tais pontos principais compõem a essência do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

COMO FUNCIONA

Etapa 1 Diagnóstico de infraestrutura e de processos para a APS;
Etapa 2 Análise de informações demográficas e epidemiológicas;
Etapa 3 Elaboração do planejamento estratégico e planejamento operacional da APS;
Etapa 4 Construção da Planos Estratégicos e Planos Operacionais;
Etapa 5 Implementação de protocolos e diretrizes para os programas da APS;
Etapa 6 Workshop para adequação do Modelo Remuneratório;
Etapa 7 Revisão do Planejamento Estratégico e Operacional;
Etapa 8 Auditoria Interna de Verificação e acompanhamento de auditoria externa.

PONTOS DE ATUAÇÃO

  • Diagnóstico de infraestrutura e de processos para a APS;
  • Análise de informações demográficas e epidemiológicas;
  • e Elaboração do planejamento estratégico e planejamento operacional da APS;
  • Construção da Planos Estratégicos e Planos Operacionais;
  • Construção de protocolos e diretrizes para os programas da APS;
  • e, Mapeamento de macroprocessos e processos e as interações dos níveis de atenção à saúde;
  • Implementação de protocolos e diretrizes para os programas da APS em alinhamento às melhores evidências;
  • verificação das necessidades de capacitação e alinhamento com a Faculdade Unimed;
  • Workshop para adequação do Modelo Remuneratório e definição do Plano de Comunicação;
  • Workshop de análise crítica e construção do plano de melhoria;
  • e, Revisão do Planejamento Estratégico e Operacional;
  • Auditoria Interna de Verificação, acompanhamento e adequação após a auditoria interna;
  • Acompanhamento da Auditoria Externa*** e análise dos resultados. * Atenção Integral à Saúde com foco na Atenção Primária à Saúde ** Número de visitas de acordo com o porte da operadora. *** Não contemplada no escopo do projeto, uma vez que é feita por entidade certificadora .

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