ASSESSORIA DE GESTÃO

ASSESSORIAS

IMPLANTAÇÃO RN443 COM G.R.C (GOVERNANÇA, RISCO E COMPLIANCE)

Implantação de uma política de G.R.C. (Governança, Riscos e Controles) como um norteador para as ações das pessoas, processos e decisões na organização, considerando nível adequado de aderência das Cooperativas aos  requisitos da RN 443 da ANS.

Contextualização
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em dia 28 de janeiro, no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa - RN nº 443, que dispõe sobre a adoção de práticas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, visando à sustentabilidade do setor de saúde suplementar. Com esta iniciativa, a ANS pretende aprimorar a redução do risco de desequilíbrio das operações de Cooperativas de Saúde – Operadoras. Prevenção de possíveis limitações nos controles internos e uma ênfase muito grande em Gestão de Riscos foram as principais abordagens. Assim, a RN nº 443 sugere que as práticas de gestão em governança, riscos e controles internos devam ser implementadas pelas operadoras considerando seu porte, característica e regionalização. Formalizadas de forma evidente, em instrumentos de gestão verificáveis através de evidências críveis.
Foco do Projeto
Implantação de uma política de G.R.C. (Governança, Riscos e Controles) como um norteador para as ações das pessoas, processos e decisões na organização, considerando nível adequado de aderência das Cooperativas aos requisitos da RN 443 da ANS.

COMO FUNCIONA

Etapa 1 Diagnóstico e qualificação;
Etapa 2 Governança Corporativa;
Etapa 3 Gestão de Risco;
Etapa 4 Controles internos;
Etapa 5 Monitoramento e implementação dos Requisitos

PONTOS DE ATUAÇÃO

  • Profissionalização e qualificação da gestão com redução dos riscos gerenciais das cooperativas;
  • Padronização e qualificação dos processos e indicadores;
  • Melhoria na gestão de riscos e na sustentabilidade do Sistema;
  • Alinhamentos e mobilização da Singular;
  • Implantação e suporte com aproveitamento dos programas de melhoria;
  • de processos já implantados;
  • Adoção de Modelo de G.R.C. com sistematização da operação..

Fale Conosco