Contextualização
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em dia 28 de janeiro, no Diário Oficial da União, a Resolução Normativa - RN nº 443, que dispõe sobre a adoção de práticas de governança corporativa, com ênfase em controles internos e gestão de riscos, visando à sustentabilidade do setor de saúde suplementar.
Com esta iniciativa, a ANS pretende aprimorar a redução do risco de desequilíbrio das operações de Cooperativas de Saúde – Operadoras. Prevenção de possíveis limitações nos controles internos e uma ênfase muito grande em Gestão de Riscos foram as principais abordagens.
Assim, a RN nº 443 sugere que as práticas de gestão em governança, riscos e controles internos devam ser implementadas pelas operadoras considerando seu porte, característica e regionalização. Formalizadas de forma evidente, em instrumentos de gestão verificáveis através de evidências críveis.
Foco do Projeto
Implantação de uma política de G.R.C. (Governança, Riscos e Controles) como um norteador para as ações das pessoas, processos e decisões na organização, considerando nível adequado de aderência das Cooperativas aos requisitos da RN 443 da ANS.