Contextualização
Conceber os fundamentos essenciais do Orçamento e Gestão Econômico-Financeira, suas inter-relações com o negócio, sua importância estratégica, e notadamente no que tange aos processos de projeção, custeio, gestão das margens e políticas de precificação, que determinarão os alicerces para a relação “sinistralidade x competitividade x rentabilidade”, tão almejados atualmente.
Desenvolver e analisar indicadores gerenciais, para que se possa visualizar e analisar os Horizontes de Curto, Médio e Longos Prazos do Negócio. Onde os Indicadores do Cash-Flow, bem como os de Endividamento, Lucratividade e Rentabilidade, serão de fundamental importância para o processo de tomada de Decisões Estratégicas e Operacionais.
Analisar e Projetar o fluxo de caixa, o dimensionamento do capital de giro, a carteira de investimentos de curto, médio e longo prazo, bem como as fontes de financiamento, tanto para reforço de capital de giro, como para investimentos na empresa.
Foco do Projeto
1) CONTROLADORIA: O nosso objetivo neste bloco é de reestruturar e analisar o “DRE Gerencial”, de modo a “mostrar” o Resultado pelo Regime de Competência. E através dele extrair os elementos orçamentários fundamentais para a Gestão das Margens de Contribuição, Ponto de Equilíbrio e Rentabilidade dos Capitais Próprios;
2)TESOURARIA: O nosso objetivo neste bloco é de “projetar” o atual Fluxo de Caixa, com sugestões de melhoria de forma que a análise juntamente com o DRE agregue valor estratégico ao processo de decisão;
3) ORÇAMENTO: O nosso objetivo neste bloco é de construir e analisar o “budget” dos períodos seguintes com base no histórico e nas percepções mercadológicas atuais, tanto dos elementos econômicos como os financeiros .